Artigos

Confira diversos artigos sobre saúde, musculação, etc. Fique por dentro das novidades

           Professor Júnior Facchina

 

Graduado pela Faculdade de Ed. Física de Volta Redonda - UNIFOA
Pós Graduado em Treinamento de força pela Universidade Gama Filho, RJ
Personal Trainer, habilitado pela Escola International School of Sports Nutrition and Human Performance - EUA.

Musculação ou aeróbica, aeróbica ou musculação: fim da polêmica.

Esse é o assunto que ainda gera muitas dúvidas e controvérsias nas salas de musculação. Não só por alunos, mas também, infelizmente, por professores.
Desde minha especialização em 1995, o professor Antônio Carlos Gomes – hoje com Doutorado na Rússia,dizia que os russos preconizavam em sua metodologia de sucesso no esporte que os exercícios neuromusculares (incluindo os de força) deveriam preceder aos exercícios de endurance ou resistência.
Evidentemente, referia-se a metodologias para treinamento desportivo de alto rendimento.
E por que não transferir tal conceito para a  realidade do fitness ou até mesmo do wellness?
Os adeptos de corrida e ciclismo defendiam que realizar os aeróbicos antes seria importante como aquecimento (para elevar as funções fisiológicas em repouso): já os culturistas, mesmo que de forma empírica, porém sábia, diziam que os exercícios com pesos realizados primeiro eram melhor aproveitados devido ao alto nível de energia (no caso carboidratos) armazenado pelo corpo, e desta forma, os aeróbicos realizados depois potencializariam a oxidação (queima) de gordura.
A final quem tem razão?
Se queimar gordura é o objetivo, recentes pesquisas da Universidade de Tókio demonstram que os defensores do exercício com pesos têm toda razão.
Para comprovar qual atividade queimava mais gordura, os pesquisadores fizeram com que 10 homens praticassem 2 tipos distintos de treino.
O grupo 1 realizou somente exercícios aeróbicos (60 minutos numa bicicleta ergométrica a 65% da VO2 MAX)  e o grupo 2 fez musculação (3-4 séries de 10 RM no supino, crucifixo, press militar, remada no puxador vertical, rosca com barra e agachamento, com um minuto de descanso entre as séries). Depois fizeram o mesmo treino aeróbico do grupo 1. O resultado foi que o grupo 2 queimou muito mais gordura do que o grupo 1.


ACSM - American College of Sports Medicine
(Tradução de artigos e textos do Colegio Americano de Medicina do Esporte)

Contatos: 24 9904.8804 | juniorfacchina@hotmail.com

© 2013 by JUNIOR FACCHINA. All rights reserved