Dicas

Confira diversas dicas sobre saúde, musculação, etc. Fique por dentro das novidades

Irisina: a Ginástica em gotas

Esse novo hormônio(irisina), produzido pelos músculos e com ação nas células de gorduras promete revolucionar as terapias anti-obesidade.
As descobertas sobre a irisina foram divulgadas pelas prestigiosas revistas científicas Nature e Cell. Os estudos conduzidos pelo médico Bruce Spielgelman, da Univ. de Harvard (EUA), avaliaram o impacto da irisina em ratos. Durante 3 semanas, as cobaias praticaram 1 hora/dia de atividade física sobre rodas em ritmo de caminhada rápida. A partir do 21° dia( da 10ª semana do calendário humano), os animais produziram irisina em quantidade  suficiente para ativar a termogênese nas células de gordura. Ou seja, a irisina tem o poder de acelerar o metabolismo do tecido adiposo em até 50 x, e portanto, fazer emagrecer.
Posteriormente, desenvolveram a versão sintética do hormônio. O composto foi injetado em ratos obesos e sedentários, alimentados com dieta hipercalórica e rica em gorduras. Ao final de 10 dias os roedores perderam 2% do peso corporal ( o que em humanos, equivale a uma redução de 4kg em 6 meses). Nenhuma outra substância, seja ela hormônio, alimento ou suplemento, é capaz de aumentar nesse grau a velocidade do metabolismo.
As experiências em humanos devem começar a partir de 2013. ” Confirmados os resultados, estará deflagrada a maior revolução no tratamento da obesidade desde os tempos da descoberta dos anorexígenos, na década de 40” diz o endocrinologista Antônio Carlos do Nascimento. Traduzindo: a irisina é a ginástica em cápsula ou gotas.

FONTE:
Revista Veja Edição 2283 (Agosto/2012)

Contatos: 24 9904.8804 | juniorfacchina@hotmail.com

© 2013 by JUNIOR FACCHINA. All rights reserved